quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Primavera, Flor Aqui, Brotinho Ali !

https://pixabay.com

Olha só este quintal
cheio de plantas, fenomenal!!!
Tem flores aqui e ali
e brotinhos que nunca vi!!!

Vou olhar e vou cheirar,
isso só se eu não espirrar,
para sentir o perfume,
mas também vou desenhar,
aquela que eu mais gostar!

Giz de cera que legal,
na minha folha a criar,
desenhando a minha flor,
olhando apenas, sem quebrar,
pois eu quero é preservar!

As folhinhas pelo chão vou 
pegar sem arrancar
uma, duas, quatro ou três,
no meu desenho vou colar,
para a minha flor completar!

Belas flores que por tudo estão,
para alegrar meu coração!
Muitas plantas muitas cores,
muitas formas, muitos sabores!!!

                                                                 Cristina Meirose


Dicas para brincar

A Primavera é uma estação rica em elementos que podem e devem ser explorados com as crianças. As flores e brotinhos florescendo por todos os lados encantam e podem ser trabalhados com as crianças de diferentes maneiras. Uma delas está nesta poesia que é um convite para que as crianças desenhem a sua flor preferida do jardim da escola ou então de algum outro quintal florido. Após desenhada a flor, a ideia é que as crianças usem as folhas que estão caídas no chão para completar o desenho. A poesia sugere que elas sejam coladas mas também podem ser usadas de maneiras diferentes. Cada criança fará o trabalho do seu jeito, observando a sua flor, folhas, forma e cor. 

Pode-se comentar e observar também, com o grupo de crianças, outros detalhes das flores escolhidas para desenhar, como, por exemplo, a cor e formato das pétalas, partes das flores, se a flor originará um fruto, etc.

Porém, como este é um desenho de observação fixe a observação, dependendo da idade da criança, em poucos detalhes como, por exemplo, apenas na cor da flor.  Deixe que eles abusem também da imaginação e fantasia sem direcionar muito o trabalho pois nesta idade o mais importante é estimular a criatividade!!! A ideia é que cada um faça a sua flor do seu jeito e, se por acaso nela surgir uma capa de super herói ou se as folhas se transformarem em pernas e braços, ótimo, isso apenas demonstra que seus alunos são muito criativos e é isso que importa quando são pequenos. Não limite a criatividade mas incentive elogiando, criando histórias, brincadeiras,  etc.

Para realizar o trabalho as crianças precisam de folha de desenho, um livro mais duro ou pasta para apoiar a folha, giz de cera e cola. Então é só caminhar com o grupo até o jardim, observar e encontrar a flor preferida de cada um e iniciar a exploração!!!

Outra ideia interessante é deixar que cada criança registre e fotografe a sua flor. A professora pode encaminhar a imagem para os pais que juntamente com a criança podem fazer uma pesquisa sobre a flor escolhida e desenhada. Uma pesquisa simples como descobrir o nome popular e científico da flor e se ela tem alguma outra curiosidade. Algumas são comestíveis, outras viram perfume ou originam frutos, outras tem folhas cheirosas ou que podem servir para se fazer chá, etc.

 Inspire-se também nestas técnicas:

Captando a textura da folha com Giz de Cera:

http://www.noris.com.br/2014/11/brincadeira-descobrindo-texturas.html
http://www.noris.com.br/2014/11/brincadeira-descobrindo-texturas.html
http://atividadespedagoogicas2013.blogspot.com.br/2013_10_13_archive.html
http://atividadespedagoogicas2013.blogspot.com.br/2013_10_13_archive.html

Carimbando a folha com Tinta Guache




Olha as flores da nossa escola!!!

Veja os lindos trabalhos realizados com a turma da Professora Daiane Kettermann Reichert, Escola Osvaldo Brochuer / Santos Reis, a partir da poesia sobre a primavera:

Após leitura os alunos foram ao pátio observar e desenhar as flores.
 Também colheram folhas e flores que encontraram no chão








Depois foram à sala de aula dar continuidade aos trabalhos





Também analisaram e estudaram as estruturas 
da flor e sua função para as plantas














Nenhum comentário:

Postar um comentário