Tuas mãos eu vou pegar,
e em segurança te guiar,
feche os olhos agora então
que a brincadeira vai começar!
Dois passos para frente,
mais dois para cá,
e um abraço vou te dar!
Olhos fechados meu amigo,
pois ainda estou contigo!
Agora vou te guiar,
passo a passo bem devagar,
para em um lugar seguro sentar,
e então adivinhar,
o que você vai apalpar!
Segure e tente descobrir,
se é de madeira ou de abrir.
Sinta bem com a sua mão,
talvez seja de papelão!
Até o três eu vou contar
E de olhos fechados
você deve adivinhar,
O que te dei para brincar?
Um, dois, três... É um(a)...
Cristina Meirose
Sugestões de como brincar com a poesia:
Não existem regras, o limite é o respeito, a segurança e a criatividade de quem está brincando!
A poesia pode ser utilizada também com uma seleção prévia de objetos quando se deseja que a criança explore diferentes percepções como, por exemplo, grande e pequeno, duro e macio, liso ou áspero ou com textura, etc.
Outra variação é com a exploração dos outros sentidos como a audição, o olfato e o paladar. Neste caso pode-se modificar a poesia ou criar uma nova poesia em forma de desafio com as crianças para que depois elas possam brincar.
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