Vem caminhando o patinho,
e vem bem devagarinho,
com suas asas encolhidas,
mexe, mexe o rabinho.
Depois vem o macaquinho,
pula, pula pelo chão,
dá sorrisos de montão,
coça a pança com a mão.
Lá vem mais um amiguinho,
de quatro patas ele vem,
anda todo charmosinho,
quem lá vem é o cavalinho.
Salta, salta o coelhinho,
e bem rápido ele vem,
vem juntar-se aos amiguinhos,
quanta sorte ele tem!
Hoje a festa é de Natal,
muita alegria, que legal!
E o que mais será que tem?
Hoje nasceu um neném!
Muitos bichinhos a festejar,
cada um com o que tem para dar,
em um sorriso ou em um abraço,
só o que falta é fazer um laço
e depois desembrulhar!!!!!
Cristina Meirose
Dicas...
A ideia, como acontece também nas outras poesias, é que os pequenos interpretem os personagens e suas ações. Pode-se propor também às crianças que escolham qual bichinho querem ser, e que, em pequenos grupos, interpretem seu bichinho na hora que ele chegar à poesia.
A poesia faz menção ao Natal e à alegria dos bichinhos em festejar a data, o que dá margem à criação de diversos outros versinhos tendo em vista outros bichinhos como gatinho, cachorrinho, etc.
Pode-se pedir aos pequenos que, todos juntos com a professora ou em grupos, criem um versinho para um bichinho que não está na poesia. Os versinhos criados podem ser acrescentados à poesia e também interpretados pelas crianças.
O último verso refere-se àqueles presentes que todos nós podemos dar mas que nem sempre são por nós desempacotados: sorrisos, abraços, boas ações, amor, carinho, etc.
O laço pode ser um laço simbólico ou também pode ser feito com as crianças para que elas aprendam a fazer uma laço ou tope na prática.
Uma dica é que, ao final da poesia, algumas crianças peguem uma tira de TNT ou outra fita mais larga e colorida, com um tamanho que permita fazer um laço de presente ao redor de um amiguinho, mais ou menos na altura do coração.
Então, aquele que desejar ou a mesma criança que embrulhou o amiguinho pode desembrulhá-lo para receber o seu presente, ou seja, um lindo e gostoso abraço sorridente!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário