sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Criança



Por favor não me aprisione,
nas linhas feitas de um xerox,
ao contrário, me dê asas,
para mostrar quem eu sou!

Não me aprisione no preconceito
de estereótipos vazios,
que são apenas aparência
e não libertam quem eu sou.

Se queres que eu cresça
e reflita sobre o mundo,
por favor me dê a chance
e analisar, imaginar, criar eu vou!!!

Se não gostas das linhas tortas
de quem eu na verdade sou,
não me fale de preconceito
quando jogas fora quem eu sou!

Liberdade de expressão,
quando ainda pequeno eu sou,
me dê asas. me incentive,
me oriente no meu voo!!! 

                                                                              Cristina Meirose



Esta poesia é de certa forma um apelo à liberdade de expressão das crianças. É claro que estamos cercados de imagens por todos os lados e que podem e devem ser lidas pelas crianças. Um exemplo são as obras de arte, ilustrações, personagens, imagens de revistas, jornais, etc. Mas como é que a criança, ainda pequena, aprende a fazer a sua leitura do mundo seja por meio de imagens, sons, cheiros, etc??? Ela precisa aprender a olhar, analisar, interpretar da sua maneira as coisas que ouve, as coisas que vê, as coisas que sente.

Por isso ela precisa ter a liberdade de se expressar e criar seja através de linhas que saem do papel, da tinta que sujou a mão, da cola que enrugou o papel, etc. É preciso respeitar, incentivar, fazer voar! É aí que nasce a capacidade da criança de conseguir analisar o mundo, o seu mundo e o mundo de quem está ao seu redor.

Uma atividade como pintar um xerox sobre uma história que a criança ouviu, por exemplo, tira dela a possibilidade de fazer a sua própria interpretação da história por exemplo. E se ela tiver a chance de fazer o seu próprio desenho (pintura, escultura...), ela, além de ser respeitada na sua crianção, poderá mostrar sua produção. sua interpretação aos colegas. Por outro lado, também poderá perceber o que eles produziram. Aprenderá a perceber que existem diferentes maneiras de pensar e interpretar as coisas e que todas devem ser respeitadas. Aprenderá que o que cada um faz é uma soma e a parte de um todo. Exercitará sua opinião, criatividade, expressão, sua leitura do mundo, o respeito. Imagens prontas e estereotipadas não fazem nada disso, ao contrário, limitam, criam insegurança e aprisionam a criatividade.

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